Como é determinado o valor de uma ação?

Na bolsa de valores, temos ações de várias empresas e essas por sua vez possuem um preço que está em constante oscilação, mas quais fatores influenciam exatamente para a empresa estar nesse preço?

Um dos fatores principais é o valor real da empresa dividido pelo número de ações que essa possui no mercado, esses dados podemos obter olhando a documentação da empresa no setor de RI (Relação com Investidores), toda empresa possui uma área de RI no site. Nesse documento mostra o valor da empresa, e o número de ativos existentes no mercado, basta dividir o valor da empresa pelo número de ativos, pra obter o VPA (Valor Patrimonial das Ações), que é basicamente quanto vale de verdade a empresa.

Outros fatores que influenciam esse preço, é o lucro líquido da empresa, EBITDA, e principalmente o fator da oferta e demanda. É sempre bom analisar o valor real da empresa, antes de investir nela a longo prazo, pois existem diversas empresas que estão com seu valor muito longe do VPA e isso para longo prazo é considerado arriscado. A lei da oferta e demanda, pode elevar muito um ativo dependendo do otimismo dos investidores, mas esse valor pode estar muito caro se for basear no valor real da empresa.

Comentários