Como analisar uma empresa para investir a longo prazo?

Muita gente investe na bolsa de valores a longo prazo, por acreditarem que a longo prazo os riscos de prejuízo acabam diminuindo. De fato, a longo prazo os riscos são menores mesmo, mas em poucos casos investir a longo prazo pode ser perigoso sim, principalmente se investirmos em uma empresa que está com um futuro incerto, com preço de ativo muito elevado a ponto de ter chances de entrar em uma tendência de baixa.

Para analisarmos uma empresa a longo prazo, é necessário estudarmos primeiramente, seu setor econômico e se o mesmo é um setor promissor, um exemplo disso são os investidores que atualmente estão investindo em empresas de construção civil, devido a copa em 2014 e a demanda pelo serviço de construção no futuro. Outra coisa muito importante para estudarmos na empresa, são as concorrentes dela e a possibilidade ou não da concorrente passar a ser melhor que ela no futuro.

Com base nas análises acima, ainda é necessário analisarmos se a empresa possui um bom histórico de pagamentos de dividendos e juros sobre o capital próprio, uma empresa que paga dividendos aos seus acionistas é uma boa pedida, principalmente para investimentos a longo prazo, pois podemos reinvestir esses dividendos na compra de novas ações ampliando nossa participação acionária na mesma. Também é muito bom analisar o gráfico da empresa, nos últimos 5 anos pelo menos, para observarmos se o preço atual corresponde a algum topo histórico ou se está em algum suporte importante, além de analisarmos também se o ativo respeita seus suportes e possui liquidez o suficiente para caso precisarmos vender nossa posição antes do tempo.

Ainda existem inúmeros dados fundamentalistas, como VPA, LPA que os investidores fundamentalistas costumam observar, e para isso muita gente utiliza um site chamado Fundamentus, que faz o Raio X da empresa, e retorna todos esses dados. Basicamente, o VPA é um dado que analisa o valor real da ação, ou seja, quanto vale mesmo a empresa. Chegamos a esse VPA, dividindo o patrimônio líquido, pela quantidade de ações emitidas no mercado. Existem ainda outros sites como o próprio Yahoo (Yahoo Finances) que faz o Raio X da empresa e retorna os dados fundamentalistas.

Comentários